UEPB - Repositório Digital

O estudo de geometria a partir da Teoria Van Hiele: um enfoque para o desenvolvimento da autonomia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, José Carlos Ferreira da
dc.date.accessioned 2025-09-04T15:24:47Z
dc.date.available 2025-09-04T15:24:47Z
dc.date.issued 2025-06-11
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34705
dc.description SILVA, José. O estudo de geometria a partir da Teoria Van Hiele: um enfoque para o desenvolvimento da autonomia. 2025. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como propósito investigar de que maneira o ensino de Geometria, baseado na teoria dos níveis de pensamento de Van Hiele, pode favorecer o desenvolvimento da autonomia dos alunos na Educação Básica. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, apoia-se na análise de produções acadêmicas com o objetivo de compreender a relação entre o pensamento geométrico e a formação de sujeitos autônomos. A fundamentação teórica destaca a relevância da geometria na construção de uma leitura crítica da realidade, sendo apontada por diversos autores como ferramenta essencial para a compreensão do mundo e para o exercício consciente da cidadania. A teoria de Van Hiele é apresentada como um modelo eficiente para o ensino da Geometria, estruturando o desenvolvimento do pensamento geométrico em cinco níveis progressivos. Os resultados evidenciam que grande parte dos estudantes conclui o ensino básico com deficiências na aprendizagem geométrica, o que limita suas capacidades de análise e de atuação sobre o espaço em que vivem. A aplicação da teoria, mediante práticas pedagógicas que respeitem o estágio cognitivo dos educandos, contribui para a construção gradual e significativa do conhecimento geométrico e de sua autonomia. A análise de materiais didáticos revela que a utilização de recursos concretos e situações contextualizadas aproxima o conteúdo da realidade dos alunos, promovendo a participação ativa no processo de aprendizagem. Conclui-se, então, que o ensino da Geometria, quando conduzido com base em uma proposta teórica adequada, possibilita ao estudante desenvolver habilidades fundamentais para interpretar, representar e transformar o mundo ao seu redor, consolidando-se como elemento central na formação de cidadãos críticos, criativos e autônomos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Me. Flavia Aparecida Bezerra da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Autonomia pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Teoria Van Hiele pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.title O estudo de geometria a partir da Teoria Van Hiele: um enfoque para o desenvolvimento da autonomia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta