dc.contributor.author |
Tavares, Maria Eduarda Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2025-09-04T15:42:09Z |
|
dc.date.available |
2025-09-04T15:42:09Z |
|
dc.date.issued |
2025-05-29 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34707 |
|
dc.description |
TAVARES, Maria Eduarda Pereira. Concepções e crenças de professores de matemática
acerca das relações entre emoção e aprendizagem. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática), Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O tema abordado neste trabalho diz respeito às relações entre emoção e aprendizagem,
especificamente, objetiva analisar as concepções e crenças de professores de matemática
acerca dessas relações. A pesquisa tem como base teórica autores como: Fonseca (2006), que
destaca a importância da emoção na construção do conhecimento; Goleman (1995), acerca da
teoria da inteligência emocional; Cury (1999), sobre as crenças docentes nas práticas
pedagógicas; e Travassos (2018) que discute os efeitos da matofobia no ensino da matemática.
Para responder à questão norteadora “quais são as concepções e crenças de professores de
matemática sobre a relação entre emoção e aprendizagem matemática?”, foi desenvolvida
uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa. O grupo de participantes foi composto por
professores que atuam do 6º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, na
cidade de Sertânia-PE. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário misto, com
perguntas abertas e fechadas, aplicado presencialmente com autorização das escolas, além de
contatos individuais por mensagem. A análise das respostas mostrou que a maioria dos
professores reconhece que fatores emocionais, como medo, ansiedade e desmotivação,
impactam negativamente o desempenho dos alunos. Apesar de nem todos terem formação
específica sobre o tema, muitos relatam práticas que demonstram sensibilidade às emoções
dos estudantes. Os dados também indicam que as crenças desses professores influenciam
diretamente suas escolhas e atitudes em sala de aula, reforçando a importância de considerar a
dimensão emocional no processo de ensino-aprendizagem da matemática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora Prof. Mestra Flávia Aparecida Bezerra da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Emoções |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.title |
Concepções e crenças de professores de matemática acerca das relações entre emoção e aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |