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Concepções e crenças de professores de matemática acerca das relações entre emoção e aprendizagem

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dc.contributor.author Tavares, Maria Eduarda Pereira
dc.date.accessioned 2025-09-04T15:42:09Z
dc.date.available 2025-09-04T15:42:09Z
dc.date.issued 2025-05-29
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34707
dc.description TAVARES, Maria Eduarda Pereira. Concepções e crenças de professores de matemática acerca das relações entre emoção e aprendizagem. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática), Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro 2025. pt_BR
dc.description.abstract O tema abordado neste trabalho diz respeito às relações entre emoção e aprendizagem, especificamente, objetiva analisar as concepções e crenças de professores de matemática acerca dessas relações. A pesquisa tem como base teórica autores como: Fonseca (2006), que destaca a importância da emoção na construção do conhecimento; Goleman (1995), acerca da teoria da inteligência emocional; Cury (1999), sobre as crenças docentes nas práticas pedagógicas; e Travassos (2018) que discute os efeitos da matofobia no ensino da matemática. Para responder à questão norteadora “quais são as concepções e crenças de professores de matemática sobre a relação entre emoção e aprendizagem matemática?”, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa. O grupo de participantes foi composto por professores que atuam do 6º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, na cidade de Sertânia-PE. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário misto, com perguntas abertas e fechadas, aplicado presencialmente com autorização das escolas, além de contatos individuais por mensagem. A análise das respostas mostrou que a maioria dos professores reconhece que fatores emocionais, como medo, ansiedade e desmotivação, impactam negativamente o desempenho dos alunos. Apesar de nem todos terem formação específica sobre o tema, muitos relatam práticas que demonstram sensibilidade às emoções dos estudantes. Os dados também indicam que as crenças desses professores influenciam diretamente suas escolhas e atitudes em sala de aula, reforçando a importância de considerar a dimensão emocional no processo de ensino-aprendizagem da matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora Prof. Mestra Flávia Aparecida Bezerra da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Emoções pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.title Concepções e crenças de professores de matemática acerca das relações entre emoção e aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


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