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Este trabalho teve como objetivo diagnosticar e reduzir o índice de devoluções de
produtos em uma empresa metalúrgica do segmento de fechaduras, situada em
Campina Grande, por meio da aplicação do método A3, aliado ao ciclo PDCA, dentro
da filosofia Lean Manufacturing. O estudo foi estruturado como um estudo de caso,
utilizando dados quantitativos e qualitativos extraídos do Serviço de Atendimento ao
Cliente (SAC) da empresa. A análise revelou que aproximadamente 63% das
reclamações estavam associadas a falhas no processo logístico, sendo as devoluções
de mercadorias o principal fator, correspondendo a mais de 60% dos protocolos
abertos. A investigação aprofundada identificou que 49% das devoluções estavam
relacionadas a três causas principais: recusa de produtos, erro do representante
comercial e acordos informais com clientes. A aplicação de ferramentas como o
Diagrama de Pareto e o método dos 5 Porquês possibilitou a identificação clara das
causas raízes, que estavam relacionadas à ausência de procedimentos padronizados
de confirmação de pedidos, falhas na validação dos pedidos por parte dos
representantes e acordos comerciais sem formalização. Como resultado, foram
implementadas contramedidas estruturadas, como automatização do processo de
confirmação de pedidos, desenvolvimento de checklists de validação, treinamentos
contínuos para representantes e adoção de indicadores de desempenho (KPIs) para
monitoramento do processo. Após a implementação das ações, os resultados
demonstraram uma redução efetiva de aproximadamente 49,6% no número de
protocolos de devolução, atingindo praticamente a meta estipulada de 50%. |
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