Resumo:
O universo digital e as redes sociais transformaram o comportamento do consumidor,
especialmente no setor de skincare, tornando-se ferramentas essenciais para as empresas devido
ao seu papel em promover interação, conteúdo e confiança no processo de compra, fortalecendo
assim a lealdade do cliente. Diante deste contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar
o efeito das redes sociais e influenciadores na decisão de compra de produtos de skincare da
marca Principia. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa e descritiva, com um estudo de
caso sobre a marca Principia. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário
online (Google Forms), com a participação de 62 pessoas, utilizando amostragem não
probabilística por acessibilidade. Os dados foram tratados com estatística descritiva, incluindo
frequência absoluta e relativa, média, mediana e desvio-padrão. Os resultados demonstram que
a Principia, lançada em 2020, expandiu sua presença para o varejo físico e alcançou alta
recomendação de clientes e profissionais da saúde. A marca adota uma estratégia de "Marketing
Consciente", evitando promessas exageradas, e colabora com diferentes perfis de
influenciadores digitais (médicos dermatologistas, farmacêuticos e criadores de conteúdo) para
promover seus produtos e interagir com o público. Conclui-se que as redes sociais e os
influenciadores são cruciais na decisão de compra de produtos de skincare. A Principia é um
exemplo de como uma estratégia eficaz de marketing de influência pode unir transparência,
credibilidade e diversidade de comunicação. Este estudo contribui para a literatura acadêmica
e oferece insights práticos para gestores do setor.
Descrição:
SOUZA, Michaella Mariana Amorim. O efeito das redes sociais e influenciadores na decisão de compra de produtos de skincare: Um estudo de caso da marca principia. 2025. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.