Resumo:
Este estudo teve como objetivo compreender de que maneira a literatura aborda a relação entre práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) e a competitividade das empresas no mercado financeiro. Foi realizada uma análise teórica de artigos científicos, dissertações e trabalhos de conclusão de curso dos últimos cinco anos, utilizando uma revisão bibliográfica da literatura nacional com base na base de dados do Google Acadêmico. Através do mapeamento realizado, foram identificados os principais conceitos, abordagens e evidências que sustentam as práticas ESG como diferencial competitivo, assim como sua influência na percepção de valor por parte do mercado financeiro. A análise revelou uma receptividade crescente ao ESG, que está deixando de ser apenas um diferencial simbólico para se tornar uma estratégia de geração de valor a longo prazo para as empresas. No entanto, ainda persiste certa resistência em valorizar imediatamente os atributos não financeiros, o que requer uma mudança de percepção que ultrapasse o modelo de maximização de lucros no curto prazo.
Descrição:
VILAR, Flávia da Silva Gangorra. ESG como diferencial competitivo: uma análise da percepção do mercado financeiro na literatura acadêmica. 2025. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.