Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar de que maneira a aprendizagem
gerencial influencia no desenvolvimento da capacidade inovativa de um negócio,
considerando especificamente o caso da empresa D’Cakes, em que
empreendedoras assumiram funções de gestão dentro do negócio, e que, ao
transitarem para o papel de gestoras, precisaram adquirir competências gerenciais
para complementar a sua atuação origi1nal. A pesquisa, de abordagem qualitativa,
foi conduzida por meio de estudo de caso único com as empreendedoras donas da
empresa citada, uma confeitaria da cidade de Campina Grande- PB, analisando
suas experiências, desafios e processos de aprendizagem e inovação. Os resultados
apontam que a aprendizagem gerencial configura-se como um fator determinante
para a construção do comportamento inovativo nas organizações, uma vez que
favorece a tomada de decisões e um planejamento orientado estrategicamente,
conduzindo a uma maior chance de sucesso na implementação de inovações.
Conclui-se também que mecanismos formais e informais de aprendizagem
desempenham papel fundamental na formação de gestores inovadores.
Descrição:
MEDEIROS, Ana Cecília Moura. O empreendedor que se torna gestor: Um estudo da aprendizagem gerencial como determinante para a capacidade de inovação na pequena empresa. 2025. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.