dc.contributor.author |
Lima, Beatriz Raelly Silva de |
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dc.date.accessioned |
2025-09-09T13:56:14Z |
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dc.date.available |
2025-09-09T13:56:14Z |
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dc.date.issued |
2025-06-12 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.8 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34748 |
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dc.description |
LIMA, Beatriz Raelly Silva de. Práticas experimentais investigativas e a Química Forense: um relato de experiência no ensino médio. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A disciplina de Química ainda apresenta uma forte vinculação ao ensino tradicional,
concentrando-se na memorização e reprodução de conceitos e fórmulas. Diante desse cenário,
as atividades experimentais investigativas aliadas a técnicas da Química Forense podem
dimensionar outras possibilidades para o processo de ensino e a aprendizagem de Química.
Nesse sentido, objetivamos nesse estudo analisar a relevância de práticas experimentais
investigativas, baseadas em técnicas da Química Forense, no processo de ensino e
aprendizagem em Química. Contamos com a participação de 34 alunos da 1ª série do Ensino
Médio de uma escola pública do município de Campina Grande-PB. Os dados foram obtidos a
partir de uma Sequência Didática (SD). A análise dos dados ocorreu por meio do agrupamento
dos momentos didáticos em três categorias denominadas: (I) A Química Forense no Ensino
Médio: uma aproximação preliminar; (II) “O grupo afirma que a assassina é…”:
experimentação em Química Forense e; (III) “A primeira vez que nós fomos a um laboratório”:
refletindo a relevância da proposta na aprendizagem de conteúdos químicos. Os resultados
revelaram que as práticas experimentais investigativas baseadas em técnicas da Química
Forense estimularam a argumentação, reflexão crítica, proposição e teste de hipóteses, além de
favorecerem a discussão de diferentes conteúdos químicos. Concluímos que a proposta didática
estimulou maior participação e curiosidade dos estudantes, além de favorecer o entendimento
da Química como área de conhecimento essencial em diferentes contextos, inclusive na
investigação criminal. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador Prof. Dr. Francisco Ferreira Dantas Filho Coorientadora Profa. Ma. Quézia Raquel Ribeiro da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimentos químicos |
pt_BR |
dc.subject |
Química forense |
pt_BR |
dc.subject |
Investigação criminal |
pt_BR |
dc.title |
Práticas experimentais investigativas e a química forense: um relato de experiência no ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |