Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do rugby como estratégia
pedagógica nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental I, destacando seu
potencial para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. Trata-se de um
relato de experiência realizado durante o Estágio Supervisionado IV, em uma escola
pública do município de Campina Grande – PB, com uma turma do 5º ano. As
intervenções pedagógicas foram fundamentadas na abordagem desenvolvimentista e em
metodologias ativas, utilizando adaptações como o tag rugby para garantir a inclusão e a
segurança dos estudantes. Os resultados demonstraram que, mesmo sendo uma
modalidade pouco conhecida no ambiente escolar, o rugby despertou grande interesse,
favoreceu a participação ativa dos alunos e promoveu valores como cooperação, respeito
e trabalho em equipe. Conclui-se que o rugby, quando trabalhado de forma adaptada e
contextualizada, pode ser uma alternativa eficaz e inclusiva para enriquecer o currículo
da Educação Física escolar.
Descrição:
RAMOS, Michel Silva. A inserção do rugby como estratégia para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos do ensino fundamental: relato de experiência. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.