UEPB - Repositório Digital

A inserção do rugby como estratégia para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos do ensino fundamental: um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ramos, Michel Silva
dc.date.accessioned 2025-09-09T15:57:13Z
dc.date.available 2025-09-09T15:57:13Z
dc.date.issued 2025-06-11
dc.identifier.other CDD 613.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34755
dc.description RAMOS, Michel Silva. A inserção do rugby como estratégia para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos do ensino fundamental: relato de experiência. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do rugby como estratégia pedagógica nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental I, destacando seu potencial para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. Trata-se de um relato de experiência realizado durante o Estágio Supervisionado IV, em uma escola pública do município de Campina Grande – PB, com uma turma do 5º ano. As intervenções pedagógicas foram fundamentadas na abordagem desenvolvimentista e em metodologias ativas, utilizando adaptações como o tag rugby para garantir a inclusão e a segurança dos estudantes. Os resultados demonstraram que, mesmo sendo uma modalidade pouco conhecida no ambiente escolar, o rugby despertou grande interesse, favoreceu a participação ativa dos alunos e promoveu valores como cooperação, respeito e trabalho em equipe. Conclui-se que o rugby, quando trabalhado de forma adaptada e contextualizada, pode ser uma alternativa eficaz e inclusiva para enriquecer o currículo da Educação Física escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Igor Henriques Fortunato pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Rugby escolar pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Motor pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Cognitivo pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Social pt_BR
dc.title A inserção do rugby como estratégia para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos do ensino fundamental: um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta