dc.contributor.author |
Ramos, Michel Silva |
|
dc.date.accessioned |
2025-09-09T15:57:13Z |
|
dc.date.available |
2025-09-09T15:57:13Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 613.71 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34755 |
|
dc.description |
RAMOS, Michel Silva. A inserção do rugby como estratégia para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos do ensino fundamental: relato de experiência. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do rugby como estratégia
pedagógica nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental I, destacando seu
potencial para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. Trata-se de um
relato de experiência realizado durante o Estágio Supervisionado IV, em uma escola
pública do município de Campina Grande – PB, com uma turma do 5º ano. As
intervenções pedagógicas foram fundamentadas na abordagem desenvolvimentista e em
metodologias ativas, utilizando adaptações como o tag rugby para garantir a inclusão e a
segurança dos estudantes. Os resultados demonstraram que, mesmo sendo uma
modalidade pouco conhecida no ambiente escolar, o rugby despertou grande interesse,
favoreceu a participação ativa dos alunos e promoveu valores como cooperação, respeito
e trabalho em equipe. Conclui-se que o rugby, quando trabalhado de forma adaptada e
contextualizada, pode ser uma alternativa eficaz e inclusiva para enriquecer o currículo
da Educação Física escolar. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Igor Henriques Fortunato |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Rugby escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento Motor |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento Cognitivo |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento Social |
pt_BR |
dc.title |
A inserção do rugby como estratégia para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos do ensino fundamental: um relato de experiência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |