UEPB - Repositório Digital

O estudo das equações do segundo grau no plano: uma abordagem integrada do lançamento de projéteis com simulações computacionais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Amorim, Joalisson Soares da Silva
dc.date.accessioned 2025-09-11T12:02:24Z
dc.date.available 2025-09-11T12:02:24Z
dc.date.issued 2025-03-03
dc.identifier.other CDD 515.252
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34763
dc.description AMORIM. Joalisson Soares da Silva. O estudo das equações do segundo grau no plano: uma abordagem integrada do lançamento de projéteis com simulações computacionais. 2025. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho explora a integração entre as equações do segundo grau e o conceito físico de lançamento de projéteis, buscando uma desfragmentação do aprendizado. Para tanto, foi desenvolvido um software de simulação computacional, utilizado como ferramenta pedagógica em uma proposta de intervenção com licenciandos em Matemática, objetivando investigar suas contribuições para o estudo da temática. A pesquisa, fundamentada na teoria da complexidade de Edgar Morin, investiga como a articulação entre diferentes áreas do conhecimento pode superar a fragmentação comumente presente no ensino tradicional, em busca de uma perspectiva mais integrada do saber. O estudo inicia com uma revisão histórica e teórica do lançamento de projéteis, conectando-o ao pensamento complexo e aos princípios da cinemática. Em seguida, detalhamos a metodologia adotada, incluindo a caracterização da turma participante e a construção da ferramenta. A análise dos resultados, baseada em questionários e notas de campo, revela que a simulação computacional ao permitir a visualização e manipulação de variáveis, favorece a compreensão da relação entre conceitos matemáticos e fenômenos físicos. Além disso, a proposta de intervenção estimula a reflexão sobre o papel da tecnologia na educação e os desafios enfrentados ao integrar recursos digitais em sala de aula. Conclui-se que a abordagem adotada, ao promover a interdisciplinaridade e o uso de tecnologias, contribui para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que tecem conexões entre os conteúdos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Ma. Flavia Aparecida Bezerra da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pensamento complexo pt_BR
dc.subject Lançamento de projéteis pt_BR
dc.subject Equações do segundo grau pt_BR
dc.subject Simulação computacional pt_BR
dc.title O estudo das equações do segundo grau no plano: uma abordagem integrada do lançamento de projéteis com simulações computacionais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta