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Este trabalho explora a integração entre as equações do segundo grau e o conceito físico de lançamento de projéteis, buscando uma desfragmentação do aprendizado. Para tanto, foi desenvolvido um software de simulação computacional, utilizado como ferramenta pedagógica em uma proposta de intervenção com licenciandos em Matemática, objetivando investigar suas contribuições para o estudo da temática. A pesquisa, fundamentada na teoria da complexidade de Edgar Morin, investiga como a articulação entre diferentes áreas do conhecimento pode superar a fragmentação comumente presente no ensino tradicional, em busca de uma perspectiva mais integrada do saber. O estudo inicia com uma revisão histórica e teórica do lançamento de projéteis, conectando-o ao pensamento complexo e aos princípios da cinemática. Em seguida, detalhamos a metodologia adotada, incluindo a caracterização da turma participante e a construção da ferramenta. A análise dos resultados, baseada em questionários e notas de campo, revela que a simulação computacional ao permitir a visualização e manipulação de variáveis, favorece a compreensão da relação entre conceitos matemáticos e fenômenos físicos. Além disso, a proposta de intervenção estimula a reflexão sobre o papel da tecnologia na educação e os desafios enfrentados ao integrar recursos digitais em sala de aula. Conclui-se que a abordagem adotada, ao promover a interdisciplinaridade e o uso de tecnologias, contribui para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que tecem conexões entre os conteúdos. |
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