Resumo:
Um dos maiores desafios enfrentados pelas academias em todo o país é a rotatividade vivenciada pelos clientes, tornando-se uma prática comum o ciclo de troca entre os estabelecimentos por diversos motivos. As estratégias para alcançar a retenção (mantimento de alunos matriculados a longo prazo), é um dos principais objetivos dos gestores, visando romper esse cenário constante de entrada-saída, saída-entrada. Neste cenário, o presente trabalho, por meio de uma revisão bibliográfica, visa evidenciar os benefícios da liderança transformacional no contexto das academias, contribuindo para a retenção de clientes e atuando no combate à rotatividade, como base a pesquisa e revisão bibliográfica de autores que discutem e refletem acerca do tema. Os resultados obtidos demonstram que a atuação de líderes transformacionais no dia a dia das academias, seu contato com os alunos, o acompanhamento com os educadores físicos, a construção de projetos e iniciativas coletivas para a academia, entre outras ações, contribuem para que todos os aspectos e demandas apontados estejam alinhados, caminhando para o maior sucesso do empreendimento e consequentemente, fidelização dos alunos. Conclui-se reafirmando que na busca por combater a rotatividade, os gestores devem estabelecer estratégias para alcançar esses “fatores motivadores” de retenção, para isso, a presença e atuação de líderes transformacionais faz toda a diferença, auxiliando os colaboradores, clientes e os donos dos negócios em todo o processo de gestão.
Descrição:
DINIZ, Denyze Oliveira. Liderança transformacional e fidelização de clientes em academias: uma revisão da literatura. 2025. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.