Resumo:
Esta pesquisa é fundamentada na problematização acerca dos custos de oportunidade que
incidem na vida dos graduandos em contabilidade quando decidem conciliar o curso com o
mercado de trabalho. A justificativa se baseia na crescente inserção de estudantes no mercado
de trabalho antes mesmo de concluir o curso e os impactos dessa inserção no desempenho
acadêmico. O objetivo foi analisar como esta problemática impacta as decisões e desafios
enfrentados pelos discentes ao equilibrar suas responsabilidades acadêmicas e profissionais. A
pesquisa adotou uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando um levantamento
transversal com estudantes inseridos no mercado de trabalho, aplicado um questionário virtual
com 25 perguntas feitas à uma amostra de 70 respondentes. A coleta de dados foi realizada
por meio de questionários aplicados online entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Os
resultados incluíram uma avaliação dos principais desafios enfrentados, como exaustão e falta
de tempo, além de uma análise do impacto dessas condições no desempenho acadêmico. A
pesquisa identificou também as motivações dos estudantes para ingressar no mercado de
trabalho, bem como suas perspectivas futuras na carreira contábil. A conclusão forneceu
subsídios para uma melhor compreensão das implicações do custo de oportunidade na
formação acadêmica dos graduandos e seu impacto na qualidade do aprendizado e no
desempenho acadêmico. Os achados reforçam a importância de políticas institucionais que
reconheçam os custos não monetários enfrentados por estudantes trabalhadores.
Descrição:
BRAGA, Ryan Trindade. Custo de oportunidade na conciliação entre o trabalho e a graduação em ciências contábeis: um estudo com discentes da UEPB. 2025. 25f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.