Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo investigar como se dá
o ensino da Matemática para alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
nas escolas de um município do estado da Paraíba. O trabalho parte do tema TEA, abordando
definição, características e níveis de suporte, bem como traz os desafios enfrentados no ensino
da Matemática para este público. A investigação qualitativa em questão foi realizada via
questionário aplicado de forma remota, para cinco professores do Ensino Fundamental I e II e
uma Coordenadora Pedagógica. A investigação mostrou que existem dificuldades e desafios no
ato de ensinar Matemática para alunos com TEA. Mesmo com esforços, há limitações
significativas no campo da educação, por exemplo, a falta de estrutura nas escolas. A inclusão,
por sua vez, exige formação continuada dos professores, investimento de políticas públicas e
fortalecimento da rede de apoio escolar, como Atendimento Educacional Especializado. No
ensino da Matemática, a valorização das singularidades são caminhos essenciais para garantir
o direito à educação desses alunos.
Descrição:
SILVA, da Lívia. Educação Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista: Alguns relatos. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade estadual da Paraíba. Campina Grande, 2025.