dc.contributor.author |
Silva, Lívia da |
|
dc.date.accessioned |
2025-09-16T14:26:48Z |
|
dc.date.available |
2025-09-16T14:26:48Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 327.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34809 |
|
dc.description |
SILVA, da Lívia. Educação Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista: Alguns relatos. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade estadual da Paraíba. Campina Grande, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo investigar como se dá
o ensino da Matemática para alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
nas escolas de um município do estado da Paraíba. O trabalho parte do tema TEA, abordando
definição, características e níveis de suporte, bem como traz os desafios enfrentados no ensino
da Matemática para este público. A investigação qualitativa em questão foi realizada via
questionário aplicado de forma remota, para cinco professores do Ensino Fundamental I e II e
uma Coordenadora Pedagógica. A investigação mostrou que existem dificuldades e desafios no
ato de ensinar Matemática para alunos com TEA. Mesmo com esforços, há limitações
significativas no campo da educação, por exemplo, a falta de estrutura nas escolas. A inclusão,
por sua vez, exige formação continuada dos professores, investimento de políticas públicas e
fortalecimento da rede de apoio escolar, como Atendimento Educacional Especializado. No
ensino da Matemática, a valorização das singularidades são caminhos essenciais para garantir
o direito à educação desses alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof, Dra. Abigail Fregni Lins |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Atendimento Educacional Especializado |
pt_BR |
dc.title |
Educação Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista: Alguns relatos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |