UEPB - Repositório Digital

Análise do nível de conhecimento dos gestores quanto ao planejamento estratégico nas empresas e franquias de telefonia em Campina Grande

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Neves, Evando Silva Fernandes
dc.date.accessioned 2014-05-06T17:56:18Z
dc.date.available 2014-05-06T17:56:18Z
dc.date.issued 2014-05-06
dc.identifier.issn CDD 658.401 2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3541
dc.description NEVES, E. S. F. Análise do nível de conhecimento dos gestores quanto ao planejamento estratégico nas empresas e franquias de telefonia em Campina Grande. 2013. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Tipo: Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O planejamento estratégico é uma ferramenta gerencial que possibilita aos gestores analisarem uma organização de forma sistêmica, definindo seu rumo e monitorando as ações existentes, de forma a se anteciparem as contingências externas e internas que influenciam os resultados da empresa. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo geral analisar o nível de conhecimento dos gestores das empresas e franquias de telefonia da cidade de Campina Grande no que se refere ao planejamento estratégico, utilizando-se o modelo proposto por Mendonça (2003). Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo, quantitativo e de campo através da aplicação do questionário fechado composto de 15 questões, sendo 6 objetivas, relacionadas ao perfil do gerentes e 9 objetivas com as seguintes variáveis: visão, negócio, missão, princípios, análises dos ambientes, objetivos, metas, estratégias e ações. Os resultados indicaram que por unanimidade os gestores detêm o conhecimento sobre cada variável do planejamento estratégico apresentado. Considerando que, agrupando-se concordo totalmente e concordo parcialmente, houve concordância em todas; entretanto, as empresas e franquias de telefonia lideram o ranking de reclamações dos consumidores. Portanto, é importante que essas organizações realizem o controle estratégico de todas as etapas do seu planejamento estratégico, como forma de obter vantagens competitivas sobre seus concorrentes e se adequar as necessidades dos clientes da telefonia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vilza Maria Batista pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Planejamento Estratégico pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Telefonia pt_BR
dc.subject Controle Estratégico pt_BR
dc.title Análise do nível de conhecimento dos gestores quanto ao planejamento estratégico nas empresas e franquias de telefonia em Campina Grande pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta