dc.description.abstract |
O planejamento estratégico é uma ferramenta gerencial que possibilita aos gestores analisarem uma organização de forma sistêmica, definindo seu rumo e monitorando as ações existentes, de forma a se anteciparem as contingências externas e internas que influenciam os resultados da empresa. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo geral analisar o nível de conhecimento dos gestores das empresas e franquias de telefonia da cidade de Campina Grande no que se refere ao planejamento estratégico, utilizando-se o modelo proposto por Mendonça (2003). Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo, quantitativo e de campo através da aplicação do questionário fechado composto de 15 questões, sendo 6 objetivas, relacionadas ao perfil do gerentes e 9 objetivas com as seguintes variáveis: visão, negócio, missão, princípios, análises dos ambientes, objetivos, metas, estratégias e ações. Os resultados indicaram que por unanimidade os gestores detêm o conhecimento sobre cada variável do planejamento estratégico apresentado. Considerando que, agrupando-se concordo totalmente e concordo parcialmente, houve concordância em todas; entretanto, as empresas e franquias de telefonia lideram o ranking de reclamações dos consumidores. Portanto, é importante que essas organizações realizem o controle estratégico de todas as etapas do seu planejamento estratégico, como forma de obter vantagens competitivas sobre seus concorrentes e se adequar as necessidades dos clientes da telefonia. |
pt_BR |