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O debate sobre o meio ambiente e sua preservação tem adquirido bastante força nos dias atuais e, de fato, essa corrente tende a crescer à medida que os sinais da degradação vão ficando cada vez mais visíveis e provocando diversos problemas a sociedade. Em função de suas implicações na sociedade, as organizações passam a ter uma participação significativa nas ações que visam os aspectos sociais e ambientais, dentre as ferramentas que são utilizadas pelas organizações nesse processo destaca-se o ecodesign. Para Karlsson e Luttropp (2006) o ecodesign é um método de desenvolvimento de produtos que objetiva a redução do impacto ambiental e usa a criatividade para gerar um produto verde e processos mais eficientes sob o ponto de vista da sustentabilidade. Para realização deste estudo utilizou-se como base a Teia das Estratégias de Ecodesign (TEE) de Brezet e van Hemel, (1997) que oferece uma visão geral do potencial de melhorias ambientais de um produto. O objetivo do presente estudo é analisar as estratégias de ecodesign aplicadas às confecções de algodão colorido, na cooperativa Coopnatural. O algodão colorido é um produto sustentável, com apelo ético e de responsabilidade socioambiental, pois o mesmo não necessita de corantes artificias e nem de uma grande quantidade de água no seu processo produtivo. Este estudo, em relação aos objetivos propostos, classifica-se como pesquisa exploratória e descritiva, de natureza quali-quantitativa uma vez que o estudo analisa a partir da ferramenta TEE, como estratégia de ecodesign aplicada no produto concebido como verde. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas, aplicado com a diretora da cooperativa. O resultado do estudo mostrou que as estratégias 3 (Otimização das técnicas de produção), 4 (Sistema de distribuição eficiente) e 7 (Otimização do pós-uso), possuem média e alta prioridade, ou seja, necessitam de uma maior atenção da empresa para sua aplicabilidade, entretanto as estratégias 0 (Desenvolvimento de novo conceito), 1 (Seleção de materiais de baixo impacto), 2 (Redução de uso de materiais), 5 (Redução do impacto ambiental no nível de usuário), 6 (Otimização do tempo de vida do produto) já são mais aplicadas no desenvolvimento do produto. Por fim, conclui-se que as estratégias de ecodesign adotadas naturalmente pela Coopnatural, voltadas para fabricação de produtos a partir do algodão colorido, contribuem para um melhor desempenho ambiental do produto. |
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