UEPB - Repositório Digital

Rede de Cooperação Interorganizacional: estudo de caso em uma cooperativa de algodão colorido da Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dantas, Jussara de Souza
dc.date.accessioned 2014-05-06T22:23:20Z
dc.date.available 2014-05-06T22:23:20Z
dc.date.issued 2014-05-06
dc.identifier.other CDD 658.047
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3564
dc.description DANTAS, J. de S. Rede de Cooperação Interorganizacional: estudo de caso em uma cooperativa de algodão colorido da Paraíba. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Umas das principais preocupações das pequenas e médias empresas no mundo globalizado e bastante competitivo é a necessidade de se firmarem no mercado. Nesse sentido, muitas empresas veem como modo de sobrevivência a atuação de forma conjunta. Surge então a possibilidade de desenvolvimento empresarial baseado num modelo de rede de cooperação interorganizacional, onde as empresas trabalham de forma compartilhada sem perder sua individualidade. Este artigo tem por objetivo identificar na Cooperativa de Algodão Colorido CoopNatural em Campina Grande-PB, a ocorrência dos cinco fatores competitivos observados por VERSCHOORE e BALESTRIN (2008): 1-ganhos de escala e de poder de mercado; 2-provisão de soluções; 3-aprendizagem e inovação; 4-redução de custos e riscos; e 5-relações sociais. Para alcançar o objetivo, empreendeu-se uma pesquisa de campo, sob a forma de estudo de caso de caráter qualitativo e exploratório. Dados primários foram coletados através de questionário semiestruturado junto a sete empresas cooperadas e entrevista com duas associações, e na análise dos dados obtidos foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que a interação na rede ainda não é considerada satisfatória, podendo ser fortalecido com a finalidade de elevar o nível de confiança e de parcerias, que contribui para o fortalecimento da rede no mercado. É preciso maior abertura para que os atores possam compartilhar ideias e experiências, além de uma melhor interação com os concorrentes e instituições, é preciso fortalecer as ações de divulgação aumentando a visibilidade da cooperativa, porém, o intuito maior da rede está sendo alcançado que é a diminuição dos custos dentre as empresas associadas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sandra Maria Araújo de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cooperação pt_BR
dc.subject Redes interorganizacionais pt_BR
dc.subject Fatores competitivos pt_BR
dc.title Rede de Cooperação Interorganizacional: estudo de caso em uma cooperativa de algodão colorido da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta