dc.contributor.author |
Dantas, Jussara de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2014-05-06T22:23:20Z |
|
dc.date.available |
2014-05-06T22:23:20Z |
|
dc.date.issued |
2014-05-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 658.047 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3564 |
|
dc.description |
DANTAS, J. de S. Rede de Cooperação Interorganizacional: estudo de caso em uma cooperativa de algodão colorido da Paraíba. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Umas das principais preocupações das pequenas e médias empresas no mundo globalizado e bastante competitivo é a necessidade de se firmarem no mercado. Nesse sentido, muitas empresas veem como modo de sobrevivência a atuação de forma conjunta. Surge então a possibilidade de desenvolvimento empresarial baseado num modelo de rede de cooperação interorganizacional, onde as empresas trabalham de forma compartilhada sem perder sua individualidade. Este artigo tem por objetivo identificar na Cooperativa de Algodão Colorido CoopNatural em Campina Grande-PB, a ocorrência dos cinco fatores competitivos observados por VERSCHOORE e BALESTRIN (2008): 1-ganhos de escala e de poder de mercado; 2-provisão de soluções; 3-aprendizagem e inovação; 4-redução de custos e riscos; e 5-relações sociais. Para alcançar o objetivo, empreendeu-se uma pesquisa de campo, sob a forma de estudo de caso de caráter qualitativo e exploratório. Dados primários foram coletados através de questionário semiestruturado junto a sete empresas cooperadas e entrevista com duas associações, e na análise dos dados obtidos foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que a interação na rede ainda não é considerada satisfatória, podendo ser fortalecido com a finalidade de elevar o nível de confiança e de parcerias, que contribui para o fortalecimento da rede no mercado. É preciso maior abertura para que os atores possam compartilhar ideias e experiências, além de uma melhor interação com os concorrentes e instituições, é preciso fortalecer as ações de divulgação aumentando a visibilidade da cooperativa, porém, o intuito maior da rede está sendo alcançado que é a diminuição dos custos dentre as empresas associadas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Sandra Maria Araújo de Souza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Cooperação |
pt_BR |
dc.subject |
Redes interorganizacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Fatores competitivos |
pt_BR |
dc.title |
Rede de Cooperação Interorganizacional: estudo de caso em uma cooperativa de algodão colorido da Paraíba |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |