Resumo:
O presente trabalho relata a experiência de elaboração, planejamento e execução da revista “Nossa Campina”. A proposta da revista é divulgar os atrativos turísticos e
culturais de Campina Grande, bem como promover e propiciar discussões acerca do
tema. A metodologia consta de leitura da bibliografia específica sobre cultura (Cuche,
2002) e turismo (CASTROGIOVANNI, 2001) e pesquisa de campo, com base nas
pautas: realização de entrevistas e fotografias, além da consulta aos arquivos históricos
e fotográficos da cidade de Campina Grande. Na revista foi utilizada uma linguagem
coloquial tendo em vista facilitar a leitura da mesma. Tendo em vista atrair cada vez
mais o leitor, foram utilizadas cores vibrantes e fotografias que retratam bem os
atrativos turísticos do município de Campina Grande. “Nossa Campina” está voltada
para a publicidade dos atrativos culturais e turísticos do município e procura mostrar
o que a “Rainha da Borborema” pode oferecer de melhor para seus visitantes:
itinerários, guias, acomodações, transportes e diversos serviços necessários ao
lazer e bem estar daqueles que despertam o interesse por esta cidade. A revista se
destina aos públicos interno e externo e será distribuída – gratuitamente – em
agências de turismo do município de Campina Grande e de cidades de grande porte
como: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Porto Algre dentre outras com o intuito
de atrair cada vez mais turistas. Já a distribuição interna destina-se ao próprio
cidadão campinense que, muitas vezes, reside na cidade, mas não conhece o
potencial turístico do seu município. Este primeiro número apresenta-se com 40
páginas.
Descrição:
SOUZA, A. B. de. Revista Nossa Campina: a mídia divulgando os atrativos
turísticos e culturais de Campina Grande. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Tipo: Produto Midiático]