Resumo:
Este texto tem como objetivo analisar como micro e pequenas empresas podem usar como ferramenta competitiva o e-commerce para obter vantagens competitivas no mercado, que é adotar um planejamento estratégico. Com o avanço da tecnologia, que já está ao alcance de uma grande parte da população, as empresas devem utilizar o comércio eletrônico para atrair novos consumidores, analisar e desenvolver estratégias para propor uma plataforma de vendas online, definir uma campanha publicitária e oferecer aos seus clientes vantagens no atendimento, venda e pós venda, fidelizando-os. Foi utilizado um questionário, aplicado em 25 empresas dos setores de comércio e serviço, para investigar se o setor de vendas online se caracteriza como uma vantagem competitiva no mercado. Através dos resultados, constatou-se a necessidade e o interesse das empresas em disponibilizar essa ferramenta de vendas online para os consumidores e oferecer comodidade ao criar um canal direto de comunicação, onde é possível disponibilizar informações instantâneas, serviços e produtos em pouco tempo com menos custo.
Descrição:
FERNANDES, G. M. F. A. Planejamento Estratégico: O E-commerce como ferramenta competitiva para o consumidor das micros e pequenas empresas na cidade de Campina Grande - PB. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Artigo]