Resumo:
O presente artigo científico é resultado da prática de estágio supervisionado
realizado no Desenvolver/Centro de Atendimento Educacional Especializado a
Pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento, mantido pela Organização
Papel Marchê, situada na cidade de Campina Grande-PB. O mesmo objetivou
analisar o papel da família no processo socioeducativo das crianças e adolescentes
atendidas na instituição. A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa. A
coleta de dados foi feita através do questionário e da entrevista semiestruturada. Os
dados quantitativos foram agrupados e submetidos a tratamento estatístico e os
qualitativos à técnica de análise de conteúdo. A amostra pesquisada foi composta de
10 mães ou responsáveis que frequentavam regulamente o acompanhamento
pedagógico dos filhos. De acordo com os dados adquiridos com a pesquisa, todas
as pessoas entrevistadas são do sexo feminino. Os resultados apontaram que as
mães ou responsáveis participavam do processo socioeducativo da
criança/adolescente. Entretanto, há uma ausência da figura paterna Este trabalho
nos mostra ainda, que a família tem um papel indispensável na inclusão das
crianças e adolescente com necessidades educacionais especiais.
Descrição:
SILVA, R. L. da. O papel da família no processo socioeducativo das crianças e
adolescentes do Desenvolver/Centro de Campina Grande - PB. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]