Resumo:
Este artigo tem como finalidade analisar quais os fatores críticos no processo de comunicação interna de uma empresa supermercadista de Campina Grande e apresentar a importância dessa comunicação nos diversos departamentos da empresa. O estudo de natureza quantitativa foi realizado através de questionários aplicados aos colaboradores em uma de suas filiais, situada no centro de Campina Grande – PB. Para desenvolver esse trabalho foi feita a revisão bibliográfica sobre o assunto. Os resultados refletem a necessidade de uma comunicação eficaz como fator decisivo na interação: colaborador e supermercado. Revela ainda que a conscientização dessa ferramenta deve ser trabalhada na organização como um todo. Conclui-se que fatores como a Divulgação interna da informação sobre o que está acontecendo na empresa, Informação sobre a realização das atividades e a forma como ela deve ser executada, Liberdade para que os colaboradores possam dar suas opiniões, sugestões e ideias, Reuniões periódicas, União entre os colaboradores e setores, Confiança, Clareza na identificação da Missão, Visão e Valores da empresa e a Cultura mais adaptativa são fatores críticos dentro do processo de comunicação interna.
Descrição:
SOUSA JUNIOR, A. J. de. Fatores críticos no processo de comunicação interna em uma empresa supermercadista de Campina Grande - PB. 2013. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Tipo: Artigo]