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Caracterizado como uma pesquisa-ação, este trabalho foi desenvolvido com uma turma de 11
alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do 9º ano, da Escola Estadual de Ensino
Fundamental do Monte Santo, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Os objetivos
assumidos foram: a) refletir sobre a importância da Educomunicação para formação de
sujeitos críticos, b) identificar as concepções de mídia dos alunos da EJA envolvidos na
pesquisa e c) oferecer ações didáticas que levassem esses alunos, por meio da utilização da
mídia televisiva, a enxergar as diversas formas de se aprender através dos meios de
comunicação. O material de TV utilizado foram dois vídeos da série do Fantástico da Rede
Globo de Televisão “Vai Fazer o Quê?”, produzida pelo jornalista Ernesto Paglia (2013). No
que se diz respeito ao referencial teórico desse trabalho tivemos como base na construção, os
autores: Melo e Tosta (2008), Shaun (2002), Soares (2000), Xavier (2012) Baccega e
Zacariotti (2000), Arbex (2002), dentre outros. Mediante o desenvolver dessa pesquisa,
juntamente com as práticas realizadas na escola, nos é permitido afirmar com propriedade que
a Educomunicação é uma forma de pensar a educação como atividade interrelacional,
interdisciplinar, onde a mesma não só pode como deve usufruir dos elementos mais atuais e
interativos que a comunicação possui, na intenção de desenvolver uma prática educacional
mais completa e realista em função de uma formação consolidada para todo cidadão. De
modo geral, acreditamos ter alcançado os objetivos pospostos que direcionaram nosso
trabalho até a presente fase – a escrita deste artigo como requisito do Trabalho de Conclusão
de Curso: trabalho este que suscitará, em nível de pós-graduação, futuras pesquisas que terão
como foco fomentar ainda mais práticas educomunicativas no contexto social contemporâneo
que exige de cada cidadão uma postura crítica e reflexiva, educomunicativamente situada. |
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