Resumo:
O Endomarketing consiste em ações do marketing voltadas para dentro, que integram a organização como um todo, de maneira a comprometer os clientes internos e os departamentos dos quais fazem parte. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo primordial identificar o nível de satisfação dos colaboradores, no que concerne as dimensões do endomarketing, na Agência 0374, do Itaú Unibanco, em Campina Grande – PB. O modelo metodológico utilizado foi um estudo de caso, seguido de pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica, de campo, estudo de caso; e ainda, quantitativa e qualitativa, envolvendo 30 colaboradores. O instrumento adotado foi um questionário composto de 22 questões, sendo 05 objetivas, relacionadas ao perfil socioeconômico do colaborador; 16 objetivas relacionadas às dimensões formadoras do endomarketing e 01 subjetiva para sugestões. Utilizou-se a Escala Likert, que admitiu respostas de 01 a 05 pontos, com opções desde discordo totalmente até concordo totalmente. Os resultados indicaram que das nove dimensões formadoras do endomarketing, em oito, agrupando-se concordo totalmente e concordo, a maioria foi de concordância; havendo apenas uma, avaliação dos setores, que houve maioria de discordância. Logo, segundo a percepção dos pesquisados, a organização vem investindo nas dimensões formadoras do endomarketing, entretanto, deverá continuar investindo para que cada vez mais aumente o nível de satisfação de seus colaboradores, o que provavelmente irá melhorar a satisfação dos clientes externos.
Descrição:
MELO, J. O. F. de. Endomarketing: estudo na percepção dos colaboradores do banco Itaú Unibanco, agência 0374, em Campina Grande - PB. 2013. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]