Resumo:
O trabalho teve como objetivo apresentar um roteiro que auxilie aos gestores de micro e
pequenas empresas a utilizar o planejamento estratégico como uma ferramenta de gestão,
tendo como objeto do estudo a distribuidora de medicamentos Medfarmacy Hospitalar. O
roteiro proposto para a elaboração do planejamento estratégico na empresa foi o apresentado
por Terence (2002) em sua dissertação de mestrado, especificamente para micro e pequenas
empresas levando em consideração suas particularidades. O estudo visa também revisar a
literatura sobre o assunto assim como identificar junto aos gestores dificuldades que
encontraram para elaboração do planejamento. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, em
relação à natureza, como qualitativa, em relação à abordagem do problema, como
exploratória, em relação aos objetivos e como estudo de caso, em relação aos procedimentos
técnicos. Os gestores consideraram o estudo relevante para o crescimento da empresa, uma
vez que a visão estratégica foi entendida e será desenvolvida na empresa, tendo como base o planejamento elaborado.
Descrição:
CLEMENTE, M. A. Roteiro prático de planejamento estratégico para micro e
pequenas empresas - caso da distribuidora Medfarmacy
Hospitalar. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Artigo]