dc.description |
NASCIMENTO, S. S. Elaboração de planejamento estratégico para GS Móveis, microempresa de Campina Grande - PB, com base no modelo de Oliveira 2011. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Diante das constantes mudanças que o mercado sofre a cada dia, as organizações estão buscando ferramentas e técnicas administrativas que lhes auxiliem nas tomadas de decisões. Este estudo de caso teve como objetivo elaborar um planejamento estratégico baseada no modelo sugerido por Oliveira (2011), para a GS Móveis, microempresa do setor varejista, tendo em vista que o mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo. O modelo proposto pelo referido autor segue quatro fases: fase I Diagnóstico Estratégico, fase II Missão da Empresa, fase III Instrumentos Prescritivos e Quantitativos e fase VI Controle e Avaliação. Na obtenção das informações necessárias para a elaboração do planejamento estratégico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, bem como uma pesquisa qualitativa, além disso, foi utilizada a técnica de entrevista com o proprietário da empresa em questão. Diante das respostas auferidas na entrevista, elaboraram-se a visão e a missão da empresa; identificaram-se as oportunidades e as ameaças da organização, assim como, seus pontos fortes, fracos e neutros; elaboraram-se, também, desafios e metas, estratégias e políticas a serem seguidas para o alcance dos objetivos da empresa. Na fase final desta pesquisa, sugeriu-se um modelo de projeto e de plano de ação, como também, sugeriram-se os aspectos que devem ser considerados para o controle e avaliação do planejamento estratégico, quando for implementado. Com base nos resultados levantados e levando em consideração que a GS Móveis ainda está em seu primeiro ano de atuação, conclui-se que este estudo pode trazer à empresa uma vantagem competitiva de um plano a ser seguido para atingir seu objetivo principal que é o seu reconhecimento e a sua estabilidade no mercado. |
pt_BR |