UEPB - Repositório Digital

A formação do administrador: uma análise à luz das competências requeridas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Morais, Luiza Cláudia Macedo de
dc.date.accessioned 2014-05-21T16:43:08Z
dc.date.available 2014-05-21T16:43:08Z
dc.date.issued 2014-05-21
dc.identifier.other CDD 658.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3727
dc.description MORAIS, L. C. M. de. A formação do administrador: uma análise à luz das competências requeridas. 2012. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Partindo de uma perspectiva crítica e com o intuito de contribuir para a reflexão acerca dos novos paradigmas para a formação e atuação dos administradores frente às demandas atuais, o presente trabalho monográfico visa analisar a relação entre as matrizes curriculares oferecidas pelos cursos de graduação em Administração e as competências necessárias para a atuação do administrador. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter descritivo e exploratório, a coleta de dados deu-se por meio das matrizes curriculares dos cursos de graduação em Administração, para fundamentar os dados utilizou-se a análise de conteúdo, com base no método de categorização. As categorias são baseadas de acordo com as competências, habilidades e atitudes demandadas pelos empresários, empregadores, professores, coordenadores, pelos próprios administradores e pela sociedade. Os resultados indicam que há uma interdependência entre o que é exigido nos cursos de graduação e o que o mercado de trabalho demanda, porém o caráter tecnicista e generalista enfatizado nas matrizes curriculares, minimizam a formação de caráter humanística. É neste ponto que, conclui-se que o administrador necessita aperfeiçoar sua postura crítica/analítica para, efetivamente, intervir nos fenômenos e relações sociais, transcrevendo o alvo, até então priorizado, de aperfeiçoar os processos organizacionais. Essa nova conduta dependerá de um esforço conjunto no sentido de repensar o que, de fato, é importante para a formação acadêmica do administrador, o que leva a imersão nas ciências sociais e humanas, com destaque para a vertente proposta pela Administração Política. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gêuda Anazille da Costa Gonçalves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Administrador pt_BR
dc.subject Formação acadêmica pt_BR
dc.subject Demanda profissional pt_BR
dc.title A formação do administrador: uma análise à luz das competências requeridas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta