dc.description.abstract |
Partindo de uma perspectiva crítica e com o intuito de contribuir para a reflexão acerca dos
novos paradigmas para a formação e atuação dos administradores frente às demandas atuais, o
presente trabalho monográfico visa analisar a relação entre as matrizes curriculares oferecidas
pelos cursos de graduação em Administração e as competências necessárias para a atuação do
administrador. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter descritivo e exploratório, a
coleta de dados deu-se por meio das matrizes curriculares dos cursos de graduação em
Administração, para fundamentar os dados utilizou-se a análise de conteúdo, com base no
método de categorização. As categorias são baseadas de acordo com as competências,
habilidades e atitudes demandadas pelos empresários, empregadores, professores,
coordenadores, pelos próprios administradores e pela sociedade. Os resultados indicam que há
uma interdependência entre o que é exigido nos cursos de graduação e o que o mercado de
trabalho demanda, porém o caráter tecnicista e generalista enfatizado nas matrizes
curriculares, minimizam a formação de caráter humanística. É neste ponto que, conclui-se que
o administrador necessita aperfeiçoar sua postura crítica/analítica para, efetivamente, intervir
nos fenômenos e relações sociais, transcrevendo o alvo, até então priorizado, de aperfeiçoar
os processos organizacionais. Essa nova conduta dependerá de um esforço conjunto no
sentido de repensar o que, de fato, é importante para a formação acadêmica do administrador,
o que leva a imersão nas ciências sociais e humanas, com destaque para a vertente proposta
pela Administração Política. |
pt_BR |