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Apesar da temática referente às operações de Fusões e Aquisições ser muito pertinente no contexto atual, pouco se fala da Gestão de Pessoas nesses tipos de combinações estratégicas, principalmente em relação à retenção de talentos, integração de culturas e comunicação. Ao optar pela estratégia de fusão, ou seja, uma união de duas ou mais empresas, os valores e crenças arraigados na cultura organizacional de cada uma das empresas envolvidas no processo não se extinguem automaticamente, o que significa dizer que a nova empresa que surge a partir do processo de fusão irá enfrentar o desafio de estabelecer uma nova cultura organizacional tendo sem, no entanto, deixar para trás as referências advindas das empresas extintas. Neste contexto, o objetivo primordial deste artigo foi analisar e avaliar o impacto da fusão na cultura organizacional em uma indústria de alimentos. Caracteriza-se como estudo de caso, acompanhado de pesquisas exploratória, descritiva, de campo, bibliográfica e qualitativa. O instrumento utilizado foi uma enquete, composta por uma pergunta simples e direta, aplicada a um universo de 10 vendedores da organização objeto de estudo. Nos resultados, verificou-se que cinco aspectos foram identificados com maior frequência na percepção dos sujeitos da pesquisa, quais sejam: mudanças, falta de reconhecimento, novo modelo de gestão, dificuldades de adaptação e metas abusivas. Espera-se que a organização faça uma reflexão e promova estratégias no sentido de melhorar a satisfação dos colaboradores na pós fusão. |
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