Resumo:
Sabe-se que as organizações que almejam o sucesso organizacional precisam relacionar sua gestão pela orientação estratégica e pela valorização dos seus colaboradores. Nos dias atuais, a preocupação com a satisfação e motivação dos funcionários é considerada indispensável, pois ela resulta numa maior produtividade e qualidade de serviços oferecidos. As organizações têm buscado formas para melhoria do ambiente de trabalho, preocupando-se em manter os funcionários motivados e comprometidos, para a realização das atividades organizacionais. Logo, surge a necessidade de investir cada vez mais em recursos humanos, originado através dos investimentos em capital humano qualificado, que a cada dia se tornam mais valorizados. Diante do contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar como o contexto organizacional do setor de RH da UEPB vem influenciando no exercício de trabalho do Capital Intelectual Humano. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, seguido de pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo, envolvendo um universo de 21 servidores. O instrumento de coleta de dados fundamenta-se no modelo proposto por Carbone [et al.], (2005), considerando as seguintes variáveis: a cultura e os valores organizacionais, clima organizacional, comunicação e o compartilhamento de conhecimentos, saúde ocupacional, e competência; o questionário é composto por 26 questões, sendo elas objetivas e subjetiva, a primeira parte formada por 07 (sete) questões objetivas relacionadas ao perfil sócio-econômico dos servidores; e na segunda parte foram formuladas 25 (vinte e cinco) questões objetivas relacionadas às cinco variáveis do capital intelectual humano e apenas 01 questão subjetiva para sugestões relacionada ao que poderia ser feito para melhorar o nível de satisfação no trabalho. Para análise dos resultados, fez-se o uso da “Escala Likert”, que corresponde a uma pontuação de 01 a 05 pontos, desde “Discordo Totalmente” até “Concordo Totalmente”. Os resultados obtidos indicaram que houve maioria de concordância em todas as variáveis questionadas, o que constata que o setor de RH da UEPB vem influenciando no exercício de trabalho do Capital Intelectual Humano de forma significativa.
Descrição:
GOMES, C. J. de S. Gestão de pessoas com enfoque no capital intelectual humano: estudo na percepção dos servidores do setor de RH da UEPB em Campina Grande – PB. 2012. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Monografia]