dc.description.abstract |
Ao longo do tempo os níveis de produção e consumo levaram a uma exploração irracional dos recursos naturais, o que tem colocado em xeque a capacidade de suporte do planeta. Diante da constatação da crise socioambiental instalada passou-se a discutir sobre os meios de mitigar os danos já causados ao meio ambiente e a forma de tornar a produção e o consumo sustentáveis. Neste contexto encontram-se as organizações que precisam manter seus níveis de competitividade ao mesmo tempo em que necessitam adequar-se as condições impostas pela crise socioambiental. Diante deste quadro, este trabalho tem como objetivo identificar, a partir da literatura,a importância, os benefícios e as dificuldades da gestão ambiental para as empresas. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória, bibliográfica, com abordagem qualitativa. As referências obtidas foram organizadas a partir de leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Os resultados evidenciaram que muitos são os benefícios atribuídos à implementação da gestão ambiental nas organizações, destacando-se a melhor percepção da imagem da empresa por parte do público consumidor, fato decisivo para o êxito organizacional. Entretanto, verificou-se também os obstáculos encontrados para a prática da gestão ambiental em âmbito organizacional, dentre esses os custos relacionados para a implementação dos programas são o entrave primordial. Portanto, conclui-se que apesar dos obstáculos identificados, os benefícios obtidos a partir da implementação dos pressupostos da gestão Ambiental pelas organizações levam a ganhos mensuráveis e imensuráveis, podendo ser considerado um diferencial competitivo para as empresas. |
pt_BR |