Resumo:
O produto midiático é um documentário sobre o Vitrola Bar, localizado na rua Treze de Maio na
cidade de Campina Grande, Paraíba. Este trabalho analisa a influência e a importância que o bar exerce no cenário cultural campinense. Buscamos mostrar a realidade social e a diversidade cultural
concentrada no bar. O Vitrola foi inaugurado em junho de 2011 e já desponta como destaque no
circuito campinense de bares. O estabelecimento oferece programações diversificadas que
abrangem artistas locais, exibição de filmes independentes e festas temáticas. Vários grupos sociais,
como os góticos, punks e universitários encontram no bar um ambiente de descontração e que
oferece oportunidades para debates entre diversos grupos da sociedade atual. A produção do
documentário foi feita por meio de entrevistas com os proprietários do estabelecimento e com os
clientes do Vitrola. Utilizamos o documentário como gênero cinematográfico, associando técnicas
jornalísticas de apuração de dados, produção de pautas, roteiros, captação de imagens, angulações e
edição. Escolhemos essa temática por achar relevante o assunto para os alunos do curso de
Comunicação Social e para a comunidade universitária. É um tema que proporcionará debates nos
acadêmicos, pois a maior parte do público do Vitrola Bar é formado por estudantes universitários.
Todos os processos desde a pré-produção até o produto midiático final estão relatados neste trabalho.
Descrição:
SANTOS, L. de S. Documentário Vitrola Bar. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Documentário. O trabalho possui o anexo Documentário Vitrola Bar.Disponível na Biblioteca do CCSA]