Resumo:
O presente estudo é um relato de experiência, cujo objetivo é descrever as aulas do
Estágio Supervisionado IV na modalidade natação, onde foi priorizada a prática
significativa no sentido de contribuir e refletir a cerca das ações pedagógicas
desenvolvidas. Na formação acadêmica, foram muitos os conteúdos vivenciados ao
longo do curso, sendo o estágio um componente obrigatório, que tem como objetivo
subsidiar a prática futura, tornando os alunos mais seguros e autônomos, assim como, a
identificação e domínio do campo no qual deseje seguir. O estudo realizado teve como
público alvo crianças com faixa etária entre 7 a 12 anos, do sexo masculino e feminino.
A prática foi desenvolvida com as crianças matriculadas no Projeto Nadar Faz Bem,
integrante do programa do Laboratório pedagógico: saúde, esporte e lazer, Escolinhas
do Departamento de Educação Física (DEF). Realizado na piscina do Polo de apoio de
Estudos à Distância (AED) da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, de Campina
Grande – PB, durante o semestre 2013.2. Utilizamos como instrumento de análise, 08
(oito), aulas consideradas chaves dentre outras de uma carga horária de 120 aulas e 50
minutos de duração, a observação participante, acompanhada de diário fotográfico.
Pudemos constatar, portanto que foi uma vivência pedagógica significativa para a
formação docente, pois, contribuíram relevantemente para ampliar os parâmetros da
teoria e prática, apreendidas ao longo do processo de graduação. Por isso, consideramos
o Estágio Supervisionado IV, como uma prática pedagógica válida para a formação
futura do profissional de Educação Física, e destacamos que a modalidade de natação
foi importante para a soma de saberes dessa ampla área.
Descrição:
VILAR, P. L. T. Vivência pedagógica na natação: um relato significativo para a prática docente em Educação Física. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.