UEPB - Repositório Digital

Vivência pedagógica na natação: um relato significativo para a prática docente em Educação Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vilar, Pollyanna Lanuza Torreão
dc.date.accessioned 2014-05-22T19:35:24Z
dc.date.available 2014-05-22T19:35:24Z
dc.date.issued 2014-05-22
dc.identifier.other CDD 797. 21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3776
dc.description VILAR, P. L. T. Vivência pedagógica na natação: um relato significativo para a prática docente em Educação Física. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo é um relato de experiência, cujo objetivo é descrever as aulas do Estágio Supervisionado IV na modalidade natação, onde foi priorizada a prática significativa no sentido de contribuir e refletir a cerca das ações pedagógicas desenvolvidas. Na formação acadêmica, foram muitos os conteúdos vivenciados ao longo do curso, sendo o estágio um componente obrigatório, que tem como objetivo subsidiar a prática futura, tornando os alunos mais seguros e autônomos, assim como, a identificação e domínio do campo no qual deseje seguir. O estudo realizado teve como público alvo crianças com faixa etária entre 7 a 12 anos, do sexo masculino e feminino. A prática foi desenvolvida com as crianças matriculadas no Projeto Nadar Faz Bem, integrante do programa do Laboratório pedagógico: saúde, esporte e lazer, Escolinhas do Departamento de Educação Física (DEF). Realizado na piscina do Polo de apoio de Estudos à Distância (AED) da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, de Campina Grande – PB, durante o semestre 2013.2. Utilizamos como instrumento de análise, 08 (oito), aulas consideradas chaves dentre outras de uma carga horária de 120 aulas e 50 minutos de duração, a observação participante, acompanhada de diário fotográfico. Pudemos constatar, portanto que foi uma vivência pedagógica significativa para a formação docente, pois, contribuíram relevantemente para ampliar os parâmetros da teoria e prática, apreendidas ao longo do processo de graduação. Por isso, consideramos o Estágio Supervisionado IV, como uma prática pedagógica válida para a formação futura do profissional de Educação Física, e destacamos que a modalidade de natação foi importante para a soma de saberes dessa ampla área. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kival Pantoja Gorgônio pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Natação pt_BR
dc.title Vivência pedagógica na natação: um relato significativo para a prática docente em Educação Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta