Resumo:
A Robótica Educativa tem sido apontada nos últimos anos como uma das
ferramentas educativas emergente de maior potencial. Entre as várias
características que lhe são atribuídas, realça-se a sua adequação a uma
aprendizagem baseada na resolução de problemas concretos cujos desafios
criados promovem o raciocínio e o pensamento crítico de uma forma ativa,
elevando também os níveis de interesse e motivação dos alunos por matérias
por vezes complexas. Estas características tornam esse recurso especialmente
apelativo para o ensino/aprendizagem das ciências naturais. Mas é necessário
investir na formação de professores para trabalhar com tal ferramenta. Este
trabalho tem como objetivo diagnosticar entre os professores de ciências
naturais, como foi desenvolvido o trabalho para o uso desta ferramenta,
avaliando os resultados ocorridos no processo de formação desses sujeitos,
bem como no processo de ensino-aprendizagem dos alunos em uma escola
pública do Município de São Vicente do Seridó- PB. O estudo realizado neste
trabalho enquadra-se no âmbito de investigação qualitativa. Os resultados
apontam que os professores sentem dificuldades em incorporar a Robótica
Educativa no espaço escolar, devido às falhas existentes no processo de
formação inicial, além das condições de espaço físicas escolares inadequadas,
falta de políticas de valorização profissional, entre outros. No entanto, é
considerada positiva a participação desses sujeitos no processo de formação
para o trabalho com tal ferramenta, pois mesmo diante das falhas existentes no
processo, os sujeitos vem buscando melhorar as condições de trabalho em
sala de aula, além de avaliarem positivamente os resultados da aprendizagem
dos alunos ao incorporar o recurso em suas aulas.
Descrição:
LIRA, M. E. O. C. Avaliação dos professores de Ciências Naturais para o trabalho com a robótica educativa em uma escola pública do estado da Paraíba. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.