UEPB - Repositório Digital

Avaliação dos professores de Ciências Naturais para o trabalho com a robótica educativa em uma escola pública do estado da Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lira, Maria Elidiana Onofre Costa
dc.date.accessioned 2014-05-22T19:35:42Z
dc.date.available 2014-05-22T19:35:42Z
dc.date.issued 2014-05-22
dc.identifier.other CDD 371. 12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3777
dc.description LIRA, M. E. O. C. Avaliação dos professores de Ciências Naturais para o trabalho com a robótica educativa em uma escola pública do estado da Paraíba. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A Robótica Educativa tem sido apontada nos últimos anos como uma das ferramentas educativas emergente de maior potencial. Entre as várias características que lhe são atribuídas, realça-se a sua adequação a uma aprendizagem baseada na resolução de problemas concretos cujos desafios criados promovem o raciocínio e o pensamento crítico de uma forma ativa, elevando também os níveis de interesse e motivação dos alunos por matérias por vezes complexas. Estas características tornam esse recurso especialmente apelativo para o ensino/aprendizagem das ciências naturais. Mas é necessário investir na formação de professores para trabalhar com tal ferramenta. Este trabalho tem como objetivo diagnosticar entre os professores de ciências naturais, como foi desenvolvido o trabalho para o uso desta ferramenta, avaliando os resultados ocorridos no processo de formação desses sujeitos, bem como no processo de ensino-aprendizagem dos alunos em uma escola pública do Município de São Vicente do Seridó- PB. O estudo realizado neste trabalho enquadra-se no âmbito de investigação qualitativa. Os resultados apontam que os professores sentem dificuldades em incorporar a Robótica Educativa no espaço escolar, devido às falhas existentes no processo de formação inicial, além das condições de espaço físicas escolares inadequadas, falta de políticas de valorização profissional, entre outros. No entanto, é considerada positiva a participação desses sujeitos no processo de formação para o trabalho com tal ferramenta, pois mesmo diante das falhas existentes no processo, os sujeitos vem buscando melhorar as condições de trabalho em sala de aula, além de avaliarem positivamente os resultados da aprendizagem dos alunos ao incorporar o recurso em suas aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Robótica pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.title Avaliação dos professores de Ciências Naturais para o trabalho com a robótica educativa em uma escola pública do estado da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta