Resumo:
A ausência de aulas contextualizadas e aulas práticas no ensino de Química são
problemas que vem ocorrendo frequentemente no âmbito escolar. Um dos grandes
desafios do ensino de Química é estabelecer uma relação entre o que se ensina e o
cotidiano dos alunos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar as
dificuldades do ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio, evidenciando a
importância das aulas experimentais como complemento motivador e estimulante no
ensino e estudo desta disciplina. Para tal, foi realizada a aplicação de um
questionário investigativo em uma escola da rede pública na cidade de Soledade –
PB, com uma amostragem de 64 alunos das três séries do Ensino Médio. Mediante
a análise dos questionários, verificou-se em termos de problematização a dificuldade
e o desinteresse dos alunos na disciplina de Química. Os resultados foram
comparados entre os 3 subgrupos e revelaram que, a maioria dos estudantes não
gostam de estudar Química e consideram uma disciplina de difícil compreensão.
Outro fator que merece destaque é que grande parte dos discentes não conseguem
relacionar os conteúdos de Química vistos em sala, com seu cotidiano. Os
resultados obtidos confirmam a necessidade da contextualização, bem como a
realização de atividades experimentais e aplicação de novas metodologias para o
ensino de Química, de forma a favorecer a proximidade do conhecimento científico
com o conhecimento do senso comum, motivando e despertando assim o interesse
do discente pela disciplina.
Descrição:
GRANGEIRO, M. F. Percepção dos alunos sobre a contextualização e a
experimentação da Química no Ensino Médio. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.