dc.contributor.author |
Grangeiro, Micaele Felix |
|
dc.date.accessioned |
2014-05-22T19:43:02Z |
|
dc.date.available |
2014-05-22T19:43:02Z |
|
dc.date.issued |
2014-05-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 540.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3796 |
|
dc.description |
GRANGEIRO, M. F. Percepção dos alunos sobre a contextualização e a
experimentação da Química no Ensino Médio. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A ausência de aulas contextualizadas e aulas práticas no ensino de Química são
problemas que vem ocorrendo frequentemente no âmbito escolar. Um dos grandes
desafios do ensino de Química é estabelecer uma relação entre o que se ensina e o
cotidiano dos alunos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar as
dificuldades do ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio, evidenciando a
importância das aulas experimentais como complemento motivador e estimulante no
ensino e estudo desta disciplina. Para tal, foi realizada a aplicação de um
questionário investigativo em uma escola da rede pública na cidade de Soledade –
PB, com uma amostragem de 64 alunos das três séries do Ensino Médio. Mediante
a análise dos questionários, verificou-se em termos de problematização a dificuldade
e o desinteresse dos alunos na disciplina de Química. Os resultados foram
comparados entre os 3 subgrupos e revelaram que, a maioria dos estudantes não
gostam de estudar Química e consideram uma disciplina de difícil compreensão.
Outro fator que merece destaque é que grande parte dos discentes não conseguem
relacionar os conteúdos de Química vistos em sala, com seu cotidiano. Os
resultados obtidos confirmam a necessidade da contextualização, bem como a
realização de atividades experimentais e aplicação de novas metodologias para o
ensino de Química, de forma a favorecer a proximidade do conhecimento científico
com o conhecimento do senso comum, motivando e despertando assim o interesse
do discente pela disciplina. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Janaina de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades experimentais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.title |
Percepção dos alunos sobre a contextualização e a experimentação da Química no Ensino Médio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |