UEPB - Repositório Digital

Percepção dos alunos sobre a contextualização e a experimentação da Química no Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Grangeiro, Micaele Felix
dc.date.accessioned 2014-05-22T19:43:02Z
dc.date.available 2014-05-22T19:43:02Z
dc.date.issued 2014-05-22
dc.identifier.other CDD 540.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3796
dc.description GRANGEIRO, M. F. Percepção dos alunos sobre a contextualização e a experimentação da Química no Ensino Médio. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A ausência de aulas contextualizadas e aulas práticas no ensino de Química são problemas que vem ocorrendo frequentemente no âmbito escolar. Um dos grandes desafios do ensino de Química é estabelecer uma relação entre o que se ensina e o cotidiano dos alunos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar as dificuldades do ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio, evidenciando a importância das aulas experimentais como complemento motivador e estimulante no ensino e estudo desta disciplina. Para tal, foi realizada a aplicação de um questionário investigativo em uma escola da rede pública na cidade de Soledade – PB, com uma amostragem de 64 alunos das três séries do Ensino Médio. Mediante a análise dos questionários, verificou-se em termos de problematização a dificuldade e o desinteresse dos alunos na disciplina de Química. Os resultados foram comparados entre os 3 subgrupos e revelaram que, a maioria dos estudantes não gostam de estudar Química e consideram uma disciplina de difícil compreensão. Outro fator que merece destaque é que grande parte dos discentes não conseguem relacionar os conteúdos de Química vistos em sala, com seu cotidiano. Os resultados obtidos confirmam a necessidade da contextualização, bem como a realização de atividades experimentais e aplicação de novas metodologias para o ensino de Química, de forma a favorecer a proximidade do conhecimento científico com o conhecimento do senso comum, motivando e despertando assim o interesse do discente pela disciplina. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Janaina de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Atividades experimentais pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title Percepção dos alunos sobre a contextualização e a experimentação da Química no Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta