Resumo:
Este trabalho teve como objetivo apresentar uma metodologia de formação de preços aos
produtos da empresa estudada baseando-se em custos aplicando a margem sobre o custo
unitário total. Para subsidiar a implantação do método de formação de preços foi usado o
método de custeio variável ou direto para o mapeamento dos custos e despesas com a
particularidade, importada do método de custeio ABC, de todo o processo de mapeamento dos
custos variáveis de produção serem coletados e analisados por setor e atividades. Dentro do
resultado apresentado constata-se que a empresa estudada, ignorando seus custos e despesas,
balizando seus preços pela concorrência estava distante dos resultados pretendidos,
reforçando a imprescindível necessidade de um mapeamento fidedigno de custos e despesas
para a formação de preços, garantindo assim a margem pretendida e sobrevivência no
mercado.
Descrição:
MEDEIROS, G. L. Formação de preço de venda: um estudo de caso através do
mapeamento de custos e despesas na empresa Emanuel Colagens
Industriais Ltda. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Monografia]