UEPB - Repositório Digital

Redes de cooperação: análise das práticas de gestão em uma rede do setor varejista de supermercados na Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cabral, Rose Angelly de Brito Araújo
dc.date.accessioned 2014-06-05T15:06:43Z
dc.date.available 2014-06-05T15:06:43Z
dc.date.issued 2014-06-05
dc.identifier.other CDD 658.046
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3911
dc.description CABRAL, R. A. de B. A. Redes de cooperação: análise das práticas de gestão em uma rede do setor varejista de supermercados na Paraíba. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract No contexto atual, com o crescente nível de competição do mercado nacional e internacional, não é fácil para uma organização se manter ativa de forma eficaz. Por isso as empresas estão cada vez mais se unindo em redes. As redes são instrumentos utilizados para que as empresas consigam enfrentar os seus concorrentes, além de dividir despesas e custos, em conjunto. O modelo de cooperação é uma das formas mais adotadas na gestão em rede. A criação de uma estrutura organizada de forma cooperada visa facilitar a troca de informações e atribuições de cada representante da rede, já que estes trabalham produzindo ou comercializando produtos similares, seja de um mesmo setor ou ramo de atuação. O setor de supermercados varejistas tem se destacado no mercado brasileiro e a adoção do sistema de redes de cooperação tem ajudado de forma positiva, principalmente, os PME’s do setor. Face ao exposto esse trabalho teve como objetivo analisar as práticas de gestão das redes de cooperação do setor varejista de supermercados no estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório com abordagens quanti-qualitativas, conduzida sob a forma de estudo de caso. Analisou-se a Rede Super Legal, que conta com 32 lojas espalhadas por 22 cidades da Paraíba. O instrumento da pesquisa foi um questionário baseado no modelo de Bortolaso (2009) composto por sete critérios: estratégia, coordenação, liderança, estrutura da rede, processos, relacionamento e resultados. A partir da análise dos resultados pode-se observar que a rede apresenta um bom potencial administrativo, desenvolvido através da cooperação de seus membros e do compartilhamento de poder entre os associados, no entanto, alguns pontos ainda precisam ser observados para melhorar as vantagens competitivas das lojas pertencentes a este grupo, principalmente ao que tange os critérios estratégia, processos e relacionamento, que apresentaram uma média razoável em sua avaliação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Sandra Maria de Araújo de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Redes de cooperação pt_BR
dc.subject Modelos de gestão em redes pt_BR
dc.subject Redes de supermercados varejistas pt_BR
dc.title Redes de cooperação: análise das práticas de gestão em uma rede do setor varejista de supermercados na Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta