Resumo:
A gestão da qualidade tornou-se uma das ferramentas mais importantes para garantir a sobrevivência e aumentar o desempenho de uma organização. É possível definir os indicadores como medidas que mensuram aspectos qualitativos e/ou quantitativos relativos ao meio ambiente, à estrutura, aos processos e aos resultados, sendo usados como um guia para monitorização e avaliação da qualidade de um serviço prestado. Este estudo tem o objetivo de avaliar a qualidade do serviço prestado pelo Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luis Gonzaga Fernandes na Cidade de Campina Grande-PB, utilizando indicadores que foram determinados de acordo com a realidade exposta pela instituição. O modelo metodológico adotado foi uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo, de natureza quantitativa. Para determinar e avaliar os indicadores de qualidade no serviço prestado aos usuários do hospital, utilizou-se a análise fatorial desenvolvida com base em 60 questionários. O resultado da análise demonstra satisfação na maioria dos usuários no que diz respeito ao serviço oferecido pelo hospital de TRAUMA-CG. Porém, também evidencia a necessidade de investimento em recursos estruturais e aprimoramento profissional a fim de alcançar a qualidade Total. Torna-se importante enfatizar, que a qualidade de um serviço envolve muitos aspectos que vão desde questões sociais, políticas ou financeiras da instituição hospitalar, além é claro do grau de qualificação profissional dos prestadores desse serviço e dos usuários – pois por meio das necessidades de cada um é possível encontrar meios que possibilitem estabelecer parâmetros de qualidade nesse tipo de serviço.
Descrição:
CANTALICE, J. de Q. Avaliação de indicadores de qualidade no serviço prestado pelo Hospital de Trauma - CG. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Monografia]