Resumo:
Diante das mudanças ocorridas atualmente, a informação e o conhecimento fazem parte na nova sociedade, atingindo todos os aspectos de nossas vidas, onde a cada dia deve-se buscar novas formas de qualificação para atender as exigências do mercado. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi analisar as competências apresentadas pelos alunos do curso de Administração da UEPB em relação às competências individuais requeridas na atualidade. O estudo utilizou-se da pesquisa descritiva e de estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados, o questionário, constando da primeira parte do Perfil dos respondentes, a segunda das variáveis do estudo, segundo o modelo de Sant’anna (2002), utilizando a escala de medição de atitudes de Likert no continuum de 1 a 5, iniciando com o (1) Discordo Plenamente, (2) Discordo Parcialmente, (3) Nem Discordo Nem Concordo, (4) Concordo Parcialmente e (5) Concordo Plenamente; e da terceira parte, os aspectos positivos e negativos vivenciados pelos alunos durante o Curso de Administração. Para a análise dos dados utilizou-se o programa Microsoft Excel, através da estatística descritiva. Os resultados foram apresentados em gráficos e tabelas. O presente estudo concluiu que as competências apresentadas pelos alunos tiveram resultados positivos, algumas merecendo mais atenção. Nos aspectos insatisfatórios, é necessários que sejam analisados e tomados as devidas providências para que sejam alcançadas as expectativas dos alunos do curso de Administração da UEPB.
Descrição:
SILVA, M. R. P. da. Análise das competências individuais requeridas pela sociedade do conhecimento: um estudo com alunos do curso de administração da Universidade Estadual da Paraíba. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Monografia]