UEPB - Repositório Digital

O uso do material dourado e do ábaco na resolução de problemas matemáticos abertos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Tatiane Souza
dc.date.accessioned 2014-06-27T14:12:40Z
dc.date.available 2014-06-27T14:12:40Z
dc.date.issued 2014-06-27
dc.identifier.other CDD 372. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3954
dc.description ANDRADE, T. S. O uso do material dourado e do ábaco na resolução de problemas matemáticos abertos. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como finalidade desenvolver a compreensão das operações de adição e subtração, de modo que os alunos enxergassem através do palpável aquilo que lhe é transmitido, resolvendo problemas através de seus próprios métodos, mas ainda não é uma realidade uma vez que o tradicional se faz presente. E tem como objetivo geral resolver problemas abertos através da utilização do Material Dourado e do Ábaco de Papel. E os específicos Identificar os Conhecimentos Prévios dos Alunos sobre as operações de adição e subtração, utilizar o Material Dourado e o Ábaco de Papel para Resolução de Problemas Abertos com as operações de adição e subtração e, por fim, relacionar Modelos Concretos ao Algoritmo Convencional. Foi empregada uma metodologia que se distribuiu com a realização do Pré-Teste para analisar os conhecimentos prévios dos alunos, realizamos aulas sobre o Material Dourado, em que os alunos tiveram contato livre do mesmo, fazendo registro como a utilização do Ábaco de Papel, em seguida foram realizadas as sessões com os Problemas de Estrutura Aditiva, analisando o desenvolvimento dos alunos e, por fim, o Pós-Teste para identificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Após as analises feitas concluímos que com o auxilio do Material Dourado e do Ábaco de Papel, os problemas abertos trabalhados em sala de aula deixaram de serem apenas exercícios repetitivos, passando a um novo entendimento em que os próprios alunos encontram respostas através de suas ideias, obtendo-se um melhor entendimento do algoritmo convencional, com ajuda do Ábaco de Papel. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Maria de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Abaco de papel pt_BR
dc.subject Operações matemáticas pt_BR
dc.subject Material dourado pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.title O uso do material dourado e do ábaco na resolução de problemas matemáticos abertos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta