Resumo:
O uso de modelos didáticos analógicos configura-se como uma ferramenta
construtiva que pode favorecer o processo de ensino aprendizagem quando se
refere a conteúdos que possuem um nível de abstração elevado, contribuindo
para minimizar as dificuldades de aprendizagem do conteúdo de Isomeria no
contexto da Educação Básica. Neste sentido, a presente pesquisa tem como
objetivo construir e avaliar uma proposta didática de ensino baseada na
utilização de modelos analógicos para o conteúdo de Isomeria com alunos do
3° ano de uma Escola Pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se
de uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa. Os sujeitos da
pesquisa foram 15 alunos, onde foi aplicado questionários com questões
abertas e fechadas, a fim de analisar se houve evolução conceitual através da
aplicação das atividades com base na sequência didática. Os resultados
apontaram que a utilização de modelos analógicos é uma ferramenta que
facilita a compreensão do conteúdo de Isomeria, se for aplicada de maneira
adequada, principalmente por parte dos professores que devem saber planejar
atividades com base em sequências didáticas. Observou-se que o número de
aulas foi insuficiente para conduzir melhor esse tipo de atividade, o que exige
do aluno tempo para compreender os conceitos de Isomeria com base no
número de classificações em que possuem e associá-los a diferentes tipos de
modelos que podem ser construídos ao longo das aulas. Mesmo com tais
limitações, ao longo da pesquisa foi percebido que houve um avanço na
aprendizagem dos conceitos de Isomeria com base no produto educacional
elaborado, servindo para ser usado e assim melhorar o processo de ensino-
aprendizagem da disciplina de Química no contexto da Educação Básica.
Descrição:
SILVA, E. S. da. A utilização de modelos analógicos como metodologia inovadora para o conteúdo de isomeria. 2014. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.