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A utilização de modelos analógicos como metodologia inovadora para o conteúdo de isomeria

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dc.contributor.author Silva, Eliane Sousa da
dc.date.accessioned 2014-06-27T18:23:01Z
dc.date.available 2014-06-27T18:23:01Z
dc.date.issued 2014-06-27
dc.identifier.other CDD 540
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3994
dc.description SILVA, E. S. da. A utilização de modelos analógicos como metodologia inovadora para o conteúdo de isomeria. 2014. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O uso de modelos didáticos analógicos configura-se como uma ferramenta construtiva que pode favorecer o processo de ensino aprendizagem quando se refere a conteúdos que possuem um nível de abstração elevado, contribuindo para minimizar as dificuldades de aprendizagem do conteúdo de Isomeria no contexto da Educação Básica. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma proposta didática de ensino baseada na utilização de modelos analógicos para o conteúdo de Isomeria com alunos do 3° ano de uma Escola Pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 15 alunos, onde foi aplicado questionários com questões abertas e fechadas, a fim de analisar se houve evolução conceitual através da aplicação das atividades com base na sequência didática. Os resultados apontaram que a utilização de modelos analógicos é uma ferramenta que facilita a compreensão do conteúdo de Isomeria, se for aplicada de maneira adequada, principalmente por parte dos professores que devem saber planejar atividades com base em sequências didáticas. Observou-se que o número de aulas foi insuficiente para conduzir melhor esse tipo de atividade, o que exige do aluno tempo para compreender os conceitos de Isomeria com base no número de classificações em que possuem e associá-los a diferentes tipos de modelos que podem ser construídos ao longo das aulas. Mesmo com tais limitações, ao longo da pesquisa foi percebido que houve um avanço na aprendizagem dos conceitos de Isomeria com base no produto educacional elaborado, servindo para ser usado e assim melhorar o processo de ensino- aprendizagem da disciplina de Química no contexto da Educação Básica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Modelos analógicos pt_BR
dc.subject Isomeria pt_BR
dc.title A utilização de modelos analógicos como metodologia inovadora para o conteúdo de isomeria pt_BR
dc.type Other pt_BR


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