Resumo:
Atualmente os problemas ambientais estão em debate em vários âmbitos, e a introdução em
sala de aula de temas como biodiesel, a partir de uma prática interdisciplinar, é essencial para
que o aluno compreenda as questões relacionadas com esta fonte de energia, conscientizandose
dos problemas ambientais e despertando-os para conceitos químicos relacionados a esta
temática. Neste trabalho buscou-se verificar por meio da aplicação de um questionário as
concepções dos futuros professores de Química, sobre a abordagem da temática biodiesel no
ensino de Química. A análise dos questionários foi realizada através da percentagem de
incidência das respostas às perguntas específicas do questionário, utilizando-se o Excel. Os
resultados mais relevantes que podem suscitar discussões acerca da temática em questão
apontam que: a maioria dos alunos entrevistados vê o tema biodiesel como uma possibilidade
de interdisciplinaridade com as disciplinas de Biologia e Geografia e o abordaria em suas
aulas por meio de apresentações de trabalhos e debates. Estes alunos afirmam que adquiriram
conhecimentos sobre o biodiesel pela Internet e souberam citar de forma correta a sua
definição e as principais matérias primas utilizadas na produção de biodiesel, porém
apresentaram dificuldades para identificar as vantagens do uso do biodiesel.
Descrição:
NASCIMENTO, L. D. do. Concepções de futuros professores de Química sobre o tema biocombustível.
2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.