UEPB - Repositório Digital

Uso ou desuso da tecnologia na escola? uma realidade em uma escola pública paraibana

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Ana Glória Genuíno de
dc.date.accessioned 2014-06-30T20:38:34Z
dc.date.available 2014-06-30T20:38:34Z
dc.date.issued 2014-06-30
dc.identifier.other CDD 372.167
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4018
dc.description Melo, A. G. G. de. Uso ou desuso da tecnologia na escola? uma realidade em uma escola pública paraibana. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2013. Estudos já realizados evidenciam a importância de utilizar o computador na escola, dentre outros recursos,para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, para o desenvolvimento das potencialidades afetiva, criativa, cognitiva e social do sujeito, e como elemento primordial para a inserção dos/as educandos/as na sociedade digital. O objetivo desta pesquisa foi analisar como o computador é incorporado ao cotidiano de uma sala de aula com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O objeto de nossa investigação foia utilização do computador no processo pedagógico realizado pela docente no campo da pesquisa. O campo da pesquisa foi uma sala do 4º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Os sujeitos investigados foram a professora e os estudantes desta sala. A coleta de dados teve como instrumentos: questionário com perguntas aberta e fechadas e observações. O referencial teórico fundamentou-se emautores como KENSKI (2007), TAJRA (2010), RIBEIRO (2013), SEABRA (2010), PRADO (2005), VEEN E VRAKKING (2009), GUIMARÃES (2005), MERCADO (1998) dentre outros.A análise dos dados coletados nos levou a considerar que, na sala de aula observada, não há a incorporação do computador, seja em relação às atividades com objetivos de aprendizagem de conteúdos cognitivos, procedimentais ou atitudinais, seja na tentativa de inserir esses/as alunos/as na cultura digital. No entanto, reiteramos que as tecnologias, principalmente o computador, são uma necessidade e também um direito da criança nesta sociedade da informação. Faz-se necessário, portanto, que os educadores repensem suas concepções teóricas e suas práxis em sala de aula, incorporando e se apropriando do computador como estratégia de ensino, objetivando uma aprendizagem realmente significativa e contemporânea. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Roseane Albuquerque Ribeiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title Uso ou desuso da tecnologia na escola? uma realidade em uma escola pública paraibana pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta