Resumo:
A música é uma manifestação artística, culturalmente construída, que está presente em todas as culturas e se manifesta em diferentes situações do cotidiano. Este trabalho intitulado “O uso da música na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental” teve como objetivo investigar como acontecem as atividades educativas com música numa escola pública, localizada no município de Queimadas, PB. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa que se fundamentou em alguns teóricos que abordam os estudos sobre a música como ferramenta para a educação, dentre eles: Penna (2008); Brito (2003); Smole (2000); Coelho (2001); Teles (1990); Sobreira (2008). Para a realização desta pesquisa, entrevista-se quatro professoras, sendo duas que lecionam na educação infantil e duas no ensino fundamental, assim como, observa-se a prática de duas das professoras entrevistadas. A partir dos dados coletados chega-se à conclusão de que as professoras notadas realizam uma prática pedagógica em música baseada na tradição, ou seja, elas enfatizam as músicas que favorecem o desenvolvimento das atividades cotidianas e também as que contribuem para o processo de alfabetização, deixando assim, de realizar um trabalho com a música que tenha objetivos propriamente musicais, como sugerem os documentos oficiais.
Descrição:
Moura, S. B. de. O uso da música na passagem da educação infantil para o ensino fundamental. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.