UEPB - Repositório Digital

A creche abrindo espaço para o brincar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Izabel Cristina Marcelino de
dc.date.accessioned 2014-06-30T20:39:48Z
dc.date.available 2014-06-30T20:39:48Z
dc.date.issued 2014-06-30
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4027
dc.description Lima, I. C. M. de. A creche abrindo espaço para o brincar. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho procura analisar o fazer pedagógico voltado para o brincar, seus valores e significados nas salas de educação infantil, bem como, resgatar conhecimentos das construções das práticas educativas lúdicas para crianças de 0 a 5 anos, a partir da ação-reflexão-ação. Refletindo junto aos professores sobre a importância da “creche abrindo espaço para o brincar”, através de uma proposta escolar que procure repensar o brincar promovendo a autorealização da criança, ajudando com esclarecimentos na valorização de um espaço adequado, das atividades recreativas e vivências que favoreçam a interação das crianças e o papel do educador como parceiro nas brincadeiras e na garantia desse direito para a criança. A pesquisa foi baseada na observação realizada no campo de estágio em uma Creche Municipal de Campina Grande - PB e do olhar de nossos educadores com relação ao tema, para construção de uma análise-reflexiva em torno do objeto de estudo, os espaços que o brincar têm em nossa creche que atinge diretamente os professores responsáveis pela relação de uma aprendizagem significativa e prazerosa em que as crianças aprendam enquanto brincam. Para fundamentar nosso estudo utilizamos os suportes científicos dos seguintes teóricos: HOFFMANN (2000); KISHIMOTO (2006); PIAGET (1967); LEV VIGOTSKY (1934); FROEBEL (2001); WALLON (1995); DEWEY entre outros. Diante do exposto, podemos chegar a conclusão da necessidade da padronização de um espaço adequado destinado ao brincar nas creches escolares e o aperfeiçoamento das atividades lúdicas destinadas às crianças. As conclusões que ora apresentamos constituem das análises críticas e construtivas das vivências de aprendizagem e o redimensionamento da ação pedagógica nas salas de educação infantil tendo como elo construtivo a linguagem lúdica da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Lourdes Cirne Diniz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Creche Escolar pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A creche abrindo espaço para o brincar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta