UEPB - Repositório Digital

Refletindo sobre psicomotricidade no ensino fundamental I: como professores de 1° a 3° ano utilizam o brincar como ferramenta didática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nogueira, Rafaela de Góes
dc.date.accessioned 2014-06-30T20:40:02Z
dc.date.available 2014-06-30T20:40:02Z
dc.date.issued 2014-06-30
dc.identifier.other CDD 152.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4029
dc.description Nogueira, R. de G. Refletindo sobre psicomotricidade no ensino fundamental I: como professores de 1° a 3° ano utilizam o brincar como ferramenta didática. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O tema abordado surgiu de observações nos estágios durante o curso de licenciatura plena em pedagogia, juntamente com a afinidade que tenho pelo ato de brincar.O principal objetivo deste estudo é analisarcomo os professores do ensino fundamental I planejam o momento da recreaçãonumaescola da rede privada de ensino, o Centro Educacional Arte e Vida,localizadono munícipio de Campina Grande - PB nodistrito São José da Mata.A pesquisa ocorreu pela coleta de dados por meio da aplicação de um questionário oqual continha perguntas referentes a prática pedagógica de profissionais da educação em relação a psicomotricidade como também por meio de conversas informais e análise documental junto aos professores. Nossa pesquisa se deu de forma qualitativa considerando as especificidades da mesma e foi direcionada a 10 professoras do ensino fundamental I nas séries de 1° a 3º ano.O intuito da pesquisa foi de que pudéssemos perceber como a brincadeira ocorre na prática das profissionais, comoos profissionais da educação estão mediando o brincar nos momentos de recreação. Concluímos que há uma grande lacuna nesse sentido, pois os profissionais da educação têm uma visão distorcida do real sentido da psicomotricidade percebemos também que as práticas aplicadas às essas turmas não contribuem para uma aprendizagem significativa. Observamos uma questão importante na pesquisa, que é a importância da organização do espaço de recreação, pois este aspecto é visto pelos professores com pouca importância, estes não buscam a organização do espaço para que o meio venha a favorecer a aprendizagem. Essas deficiências presentes na educação já estão se tornando algo comum e sabemos o quão necessário é que haja a mudança não só nas questões do brincar em sala de aula como também em outras questões. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Álvaro Luís Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.subject Recreação pt_BR
dc.subject Educação Psicomotora pt_BR
dc.subject Desenvolvimento da Criança pt_BR
dc.subject Prática Docente pt_BR
dc.title Refletindo sobre psicomotricidade no ensino fundamental I: como professores de 1° a 3° ano utilizam o brincar como ferramenta didática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta