UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem: o lugar da afetividade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dantas, Patrícia Karla
dc.date.accessioned 2014-07-02T13:51:48Z
dc.date.available 2014-07-02T13:51:48Z
dc.date.issued 2014-07-02
dc.identifier.other CDD 370.153
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4038
dc.description Dantas, P. K. Reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem: o lugar da afetividade. 2014. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho monográfico aborda os estudos teóricos sobre afetividade em Wallon, aprendizagem em Vygotsky e motivação (desejo de aprender) em Meirieu. Sabe-se que a afetividade e a motivação exercem uma significativa influência nos processos educativos contribuindo de forma efetiva para o processo de ensino e aprendizado desde muito cedo na vida escolar. Constituindo-se num tema de diversos estudos no âmbito educacional. Alunos motivados e tratados com afeto desenvolvem melhor suas potencialidades, além de se mostrarem mais receptivos em relação aos conteúdos estudados. O trabalho estrutura-se apresentando um panorama sobre a afetividade e suas implicações na aprendizagem, aprofundando a temática dos estágios de desenvolvimento da criança e suas relações afetivas e, mais especificamente, a relação professor-aluno. Na sequência, são pontuados alguns aspectos importantes referentes a motivação para a aprendizagem, no que se refere especificamente ao lugar do desejo na relação pedagógica, amparada no triângulo pedagógico sugerido por Meirieu (1998); posteriormente são destacados alguns enfoques sobre a metodologia através de situações-problemas e o ensino por estratégias de aprendizagem. Por fim são apresentados as ferramentas de Meirieu, evidenciando sua funcionalidade e possibilidades de aplicação. Conclui-se que existe uma expressiva relação entre os conceitos apresentados neste estudo na implicação da prática docente e que o educador pode potencializar as relações de ensino e aprendizagem tornando o ato de aprender mais prazeroso e efetivo através de seus usos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paula Almeida Castro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Processo Educacional pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.title Reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem: o lugar da afetividade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta