dc.contributor.author |
Araújo, Simone Pereira |
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dc.date.accessioned |
2014-07-02T13:52:15Z |
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dc.date.available |
2014-07-02T13:52:15Z |
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dc.date.issued |
2014-07-02 |
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dc.identifier.other |
CDD 372 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4042 |
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dc.description |
Araújo, S. P. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: uma análise pedagógica. 2014. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: Uma análise pedagógica; tem como propósito servir de instrumento reflexivo para uma análise do documento com o intuito de realizar uma avaliação da prática pedagógica dos educadores, tendo como base a proposta pedagógica do Referencial que deverá nos servir de orientação profissional no momento da realização de planejamentos pedagógicos na instituição de ensino com os demais profissionais. No Referencial Curricular é apresentado em sua proposta pedagógica ideias e teorias de vários estudiosos que deram sua importante contribuição na elaboração desse documento, entre os grandes estudiosos e cientistas temos: Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky, Maria Montessori, Henri Wallon, entre outros importantes educadores. Dessa forma, é que foi possível construir um modelo de currículo educacional que fosse referência no ensino infantil de crianças de 0 a 5 anos para todo o país, lembrando que este documento servirá de subsídio educacional, com orientações bastante importantes para a prática pedagógica, portanto, aos educadores devemos salientar que sua proposta é flexível, possibilitando uma possível adaptação à realidade sociocultural vivenciada nas escolas de Educação Infantil com as crianças. Na conclusão deste trabalho, apresentamos uma pesquisa que nos possibilita ter uma visão de como as educadoras que atuam na educação infantil tem de conhecimentos e experiências a cerca do Referencial Curricular que o MEC nos oferece como instrumento pedagógico para o aperfeiçoamento das práticas educacionais. A referida pesquisa de campo foi realizada no município de Lagoa Seca - PB, em escolas da rede privada do ensino infantil. Os dados coletados foram analisados qualitativamente o que nos permitiu conhecer as ideias das educadoras que foram entrevistadas na pesquisa. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Adalgisa Rasia |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Educação Infantil |
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dc.subject |
Currículo |
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dc.subject |
Referencial Curricular Nacional |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta Pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: uma análise pedagógica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |